....Quem Somos....Localização.....Exames....Cartão Preferencial.....Tour Virtual.....Convênios.....Fale Conosco.....Pré-agendamento de exames

Exames
» Raio-X
» Exames Contrastados
» Exames Especializados
» Mamografia
» Densitometria Óssea
»
Ultrassonografia
» Tomografia Computadorizada
» Ressonância Magnética
» Exames Laboratoriais




Confira também
» Perguntas e Respostas

Tomografia Computadorizada
Raio-X
Ressonância Magnética
Mamografia
Ultra-sonografia

Exames Contrastados

Untitled Document A+...A-

Perguntas e Respostas
Tomografia Computadorizada

Como funciona a Tomografia Computadorizada?
Você simplesmente deita-se numa confortável mesa de exame que, muito lenta e suavemente, vai passando através de uma abertura na unidade de TC. Ao mesmo tempo, o anel de raios X no interior do Tomógrafo vai girando à volta da mesa de exame, tomando fotos altamente detalhadas que podem posteriormente ser exibidas em imagens de três dimensões. Deste modo, a TC pode cobrir extensas seções do corpo num só exame. Normalmente, uma ou duas áreas de um órgão são examinadas, como, por exemplo, o pulmão e a região abdominal, a cabeça e o pescoço etc. Os parâmetros adquiridos através das medições podem ser traduzidos em fotografias. Estas são imagens transversais de planos extremamente finos do interior de seu corpo. Portanto, em muitos casos, mesmo o mais minúsculo processo patológico pode ser identificado.


O que ocorre após o exame?

O radiologista usará as imagens obtidas durante o exame com a TC, para efetuar o diagnóstico e emitir um laudo.


Tomografia Computadorizada é segura?

A utilização dos raios x para obter as imagens é maior no exame de tomografia. Isso pode ser prejudicial para pacientes grávidas, portanto, fale com o seu médico se você acha que pode estar grávida.


Quanto tempo demora o exame?
Os exames duram de 15 a 30 minutos, dependendo da área do corpo que estiver sendo examinada. As exposições aos raios X, na realidade, levam apenas alguns segundos. Considerando que, como pode ser visto nas ilustrações o tomógrafo possui abertura bem ampla, você não sentirá incomodo de espécie alguma.


Por que às vezes é usado um meio de contraste?

Em certos exames pode se fazer necessário o uso de um meio de contraste para mostrar determinados vasos de modo mais claro e preciso. Quando da injeção do contraste, você poderá sentir uma sensação de calor que logo desaparecerá. Em certos casos, extremamente raros, poderão ser sentidas, momentaneamente, náuseas, coceiras ou irritação cutânea. Favor consultar seu médico antes, a respeito de possíveis alergias, e comunicar à equipe de TC um possível enjôo durante o exame.


O contraste iodado é eliminado em quanto tempo?

A meia vida do meio de contraste administrado IV é de aproximadamente 2 horas e quase 100% da dose será eliminada da corrente sanguínea em 24 horas. Isso é valido para pacientes com função renal normal.


Estou amamentando posso fazer uso de contraste iodado?

A administração de meio de contraste iodado para uma mulher que está amamentando é uma necessidade incomum. Entretanto, se a realização de um exame de imagem que utiliza meio de contraste iodado for necessária (urografia ou tomografia), tanto o médico que solicitou o exame quanto a paciente deverão conhecer os riscos de potencial toxicidade do meio de contraste excretado pelo leite materno para a criança. A literatura indica que menos de 1% da quantidade de meio de contraste materno é excretado no leite e menos de 1% do meio de contraste iodado presente no leite materno ingerido pelo bebê será absorvido pelo intestino. Portanto, a dose de meio de contraste absorvida pelo bebê é extremamente baixa (<0,01%). Os riscos potenciais para o bebê são a toxicidade direta e a sensibilização ou reação alérgica. Esses riscos são teóricos e nunca foram relatados na literatura.


Posso sentir claustrofobia? Vou ser capaz de tolerar o exame?
Normalmente sim, o aparelho em si não é fechado e a sala é grande o suficiente para proporcionar comodidade. Muito raramente, os doentes sentem que não podem tolerar a realização do exame, pois ele é muito rápido. Se estiver preocupado com isso, você deve entrar em contato com a recepção e talvez marcar uma visita antes do seu exame.


Qual a relação da Metformina com contraste iodado?

Conforme publicado em v ários artigos na literatura, em pacientes com função renal normal a realização dos exames contrastados pode ser feita com relativa segurança e com baixo risco de nefrotoxicidade induzida pelo contraste, mesmo em pacientes portadores de mieloma múltiplo e diabéticos em uso de metformina.
Metformina (Glucofage®, Glifage®, Dimefor® e Glucoformin®) é um anti-hiperglicemiante oral usado em pacientes diabéticos que não dependem de insulina, sendo 90% excretada pelos rins e acumulando-se no organismo em estados de insuficiência renal. Em pacientes diabéticos com função renal alterada, o meio de contraste age como um possível desencadeador da insuficiência renal, que, por sua vez, leva ao acúmulo de metformina. O acúmulo da metformina pode levar ao desenvolvimento de acidose lática severa, que chega a ser fatal em até 50% dos indivíduos. Dessa forma, recomenda-se interromper antes, ou no momento do procedimento e seja reintroduzida 48 horas após a injeção do contraste, desde que a função renal esteja normal. Dessa forma é necessário uma avaliação prévia da função renal e que, caso esta estivesse alterada, a interrupção no uso deveria ser orientada para a administração segura do meio de contraste.


Como você pode ajudar?

Para bons resultados, sua cooperação é necessária. Favor falar com seu médico, que lhe dará informações detalhadas de como se preparar para o exame.

Algumas sugestões úteis.
Favor manter-se imóvel durante o exame.

Para exames com meios de contraste, beba uma quantidade suficiente de líquido uma ou duas horas antes do exame.

Para exames da área do pescoço, favor evitar engolir durante o exame.

Em exames da cabeça e do pescoço, favor remover todas as jóias, grampos, óculos, aparelhos auditivos e dentaduras.

Para exames abdominais e exames torácicos, siga por favor as instruções (como, por exemplo, suspender a respiração por cerca de 15 a 20 segundos para que as imagens saiam bem nítidas).

Se possuir exames anteriores, favor trazê-los.


O que mais você precisa saber?

A radiação em exames de TC é mínima devido à moderna tecnologia e breve duração do exame. No entanto, favor informar seu médico caso esteja grávida.

 

.


Radioclinica Tadao Mori - © 2011 - Rua Borges Lagoa, 347 - Vila Mariana - Tel.: (11) 5576-9222 ...........